sábado, 30 de novembro de 2013

Como se faz a farinha? - Trabalho em projeto

O trabalho em projetos confere uma aprendizagem significativa uma vez que possibilita aos alunos o poder efetivo para construírem as suas aprendizagens, através da tomada de consciência dos mecanismos e dos processos inerentes à mesma.
Um dos Módulos de Atividades Curriculares de Diferenciação Pedagógica do Movimento da Escola Moderna contempla o
Como pode surgir então o trabalho em projeto?
Na nossa sala tudo começou porque o Gonçalo disse:
A Fátima já nos disse que nós podemos sempre fazer projetos para mudarmos alguma coisa (projetos de intervenção), para aprendermos sobre algum tema que queremos (projetos de estudo) ou para aprendermos como funcionam as coisas (projetos técnicos).
Mas a Fátima também já nos disse que para trabalharmos temos que saber o que queremos aprender, como vamos fazer e depois como podemos mostrar aos outros o que conseguimos. 

1 ª fase
2 ª fase
3 ª fase
4 ª fase
Definição do problema/
objeto de estudo
Planificação do projeto – divisão das tarefas e clarificação das diferentes ações
Execução do projeto
Avaliação e divulgação

Mas para aprenderem connosco vamos deixar-vos alguma fotografias do decorrer de todo este trabalho









 Depois de já sabermos como se faz a farinha a mãe do Gonçalo veio à nossa sala e ensinou-nos a fazer pão...
De tarde e depois de ter sido cozido no forno de lenha em casa da mãe do Gonçalo, lanchámos o nosso pãozinho com manteiga e ainda levámos para casa um pão grande (sim ele cresceu muito porque a mãe diz que o fermento ajuda o pão a crescer...). 



É muito importante que estes projetos assumam uma dimensão ética na sua realização e que os mesmos possam através das comunicações ser dados a conhecer culturalmente. Nesta dinâmica  assumem-se compromissos, valorizam-se os saberes, os modos de fazer e envolvem-se todas as áreas de conteúdos das Orientações Curriculares. 




2 comentários: